sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Conheçam o Deísmo.




É, antes de começar a escrever o post eu gostaria de avisar que eu, definitivamente, não estou tentando converter nenhum de vocês que estão lendo isso agora ao Deísmo. A real situação é que eu quero aproveitar esse espaço bem pessoal do meu blog para promovê-lo com uma breve introdução pois, infelizmente, poucos o conhecem. 


Coloco de cara que eu não considero o Deísmo uma religião. Ok, eu sei que religião é só uma palavra que acabou ficando com má fama e que tem como um de seus sinônimos crença, mas eu prefiro colocar essa ideia de que o Deísmo não é religião para começo de conversa, visto que a palavra vem com muito peso de brinde, eh?

O Deísmo em si é uma colocação filosófica, um refúgio para pessoas boas que estão insatisfeitas com as religiões teístas, sejam elas qual forem, e têm alguns pensamentos, digamos, mais cientificamente avançados. Diferente das religiões teístas, o Deísmo nunca vai te obrigar a fazer nada... muito pelo contrário, é um vasto vão para o pensamento livre.

Os deístas são teístas e podem imaginar um deus da maneira que pensarem lhes ser conveniente. A maioria não acredita num deus que venha a intervir em qualquer coisa na Terra ou, se acreditam, que essa intervenção seja apenas pessoal, um contato único e irrelevante com a consciência da pessoa contatada. Para um deísta, a perfeição do mundo não simplesmente existe, contradizendo o pensamento ateu. As coisas não existem por simplesmente existir, têm um motivo.


Eu (meu blog, falo de mim) costumo chamar deus de Consciência Matriz, ou seja, uma consciência maior (como uma mãe) que deu origem a vários outros seres conscientes com capacidade de reproduzirem-se recriando descendentes férteis de mesmo material genético. O meu deus não faz milagres, não pune nem supervaloriza ninguém. Cada consciência é responsável pelos seus atos e pode fazer o que quiser desde que não interfira a paz natural.

Sinto como se todos fôssemos fruto de uma só coisa, dando assim essa possibilidade de comunicação espiritual com a origem.
A RESPOSTA PARA TUDO ESTÁ NO UNIVERSO. ESTÁ NO USO DA RAZÃO.


Como um mundo tão perfeito pode ter surgido de uma explosão apenas, do nada? Sem motivo? Sem a interferência de um ser superior?


Por que existir céu? Inferno? Anjos? Demônios? São apenas invenções para tentar fazer as pessoas serem boas, mas serem boas com medo de serem castigadas. Isso está certo pra você? Não seria melhor agirmos racionalmente e por conta própria?


Dizem que a religião prega o amor, mas tudo o que eu vejo são guerras, desentendimentos em geral, separação social, hipocrisia e roubo de bens. Isso enquanto milhares e milhares de pessoas passam fome. Se você quer ajudar alguém, dê um passo à frente, sem depender da ação de terceiros.


Não crer é desculpa para quem tem preguiça de raciocinar, para quem não conhece nada e acha que sabe de tudo. Geralmente esse tipo de pessoa é apenas anti-religião, agnóstico perdido, talvez. Eu estive assim há algum tempo, e foi GRAÇAS A DEUS que eu me achei, afinal, não foi ele quem me deu esse poder de pensar por mim mesma?

Dei-vos a minha brecha com o meu ponto de vista como deísta declarada há 1 ano.

10 comentários:

  1. Ótimo texto! Você deveria postar mais opiniões suas sobre as outras religiões que trará um público mais inteligente! Parabéns Laís...

    ResponderExcluir
  2. Poste mais sobre o deísmo

    ResponderExcluir
  3. A mente humana é tão incrível que mesmo antes de ler seu maravilhoso texto tinha essa linha de pensamento,em que existe sim algo maior , mas que os dogmas e religiões são simplesmente manifestações humanas sobre a verdade indecifrável que nos cerca desde a origem.O maior dom que esse ser superior seja lá o que ele for nos deu foi a inteligência e o raciocínio

    ResponderExcluir
  4. Quando você diz "As coisas não existem por simplesmente existir, têm um motivo", você está colocando a sua opinião em particular, nao da filosofia deísta, certo?? Se deus, segundo o deísmo, nao é intervencionista, caberia a ele um propósito, como vc disse?

    ResponderExcluir
  5. Quando você diz "As coisas não existem por simplesmente existir, têm um motivo", você está colocando a sua opinião em particular, nao da filosofia deísta, certo?? Se deus, segundo o deísmo, nao é intervencionista, caberia a ele um propósito, como vc disse?

    ResponderExcluir
  6. Aprecio bastante a linha argumentativa do texo,, compartilho do MSM pensamento na maioria dos seus pensamentos . Somente discordo de forma contundente a forma explicitada aos agnósticos, este termo (agnósticos) engloba uma maga imensa de pensamentos e..... NA MAIORIA VEZES.... KM ECONFUDIDO COM ATEISMO
    No mais...parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  7. Aprecio bastante a linha argumentativa do texo,, compartilho do MSM pensamento na maioria dos seus pensamentos . Somente discordo de forma contundente a forma explicitada aos agnósticos, este termo (agnósticos) engloba uma maga imensa de pensamentos e..... NA MAIORIA VEZES.... KM ECONFUDIDO COM ATEISMO
    No mais...parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  8. Laís o que você sabe sobre o deísmo no Brasil? Eu estou pesquisando sobre isso a um tempo e não acho nada. Preciso muito de informações a esse respeito. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  9. Laís onde encontro mais pessoas com o mesmo pensamento?

    ResponderExcluir
  10. Vá conhecer alguém que teve um câncer pavoroso. A idéia desse deus criador deísta se torna a mesma que a de um demônio insensível, caprichoso, diabólico, incapaz da benevolência... Os teístas tem um pensamento mais organizado e menos fantasioso nesse sentido.

    ResponderExcluir